7 anos - PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS

CLIQUE AQUI conteúdo para ler



DOENÇAS CAUSADAS POR NEMATELMINTOS
a) Enterobiose ou Oxiuríase:
1.     Parasita - Enterobius vermiculares
2.     Sintomas - Prurido anal
3.     Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação
b) Filariose ou Elefantíase: (não tem cura)
1.     Parasita - Wuchereria bancrofti
2.     Sintomas - Hipertrofia das extremidades do corpo, como pernas, saco escrotal, etc.
3.     Transmissão - Mosquito Culex
OBS: Existe um derrame de plasma para o tecido e a volta do mesmo para os capilares, a fim de realizar as trocas metabólicas. O plasma que não é absorvido pelos capilares, é absorvido pelo vaso linfático e passará a se chamar linfa. Nesta doença, a larva migra para os vasos linfáticos interrompendo a passagem da linfa, logo ocorre um acúmulo de líquido nos tecidos, causando edemas.
c) Amarelão ou Opilação ou Ancilostomose:
1.     Parasita - Necator americanus; Ancylostoma duodenale
2.     Sintomas - Ulcerações no delgado, hemorragia e conseqüente anemia.
3.     Transmissão - Infestação ativa ou passiva, normalmente ocorre infestação ativa, quando se pisa em solo contaminado, já a infestação passiva, é quando se come alimentos contaminados.
OBS: O homem é o único hospedeiro, e a infestação se dá da seguinte forma: a larva Filarióide entra no sangue e vai para a coração, seguindo para os pulmões, onde acontecem 2 mudas que têm como finalidade tornar as larvas mais resistentes contra o suco gástrico. Depois de perfurarem os capilares pulmonares e a parede dos alvéolos, migram pelos bronquíolos e chegam - faringe. Daí, descem pelo esôfago até o intestino delgado, onde completa a 4ª muda tornando-se adulta, há a fecundação, formação de ovos que são expelidos pelas fezes, que logo após 24h se transformarão em larvas Rabditóides, que sofrerão a 1ª muda dentro de 72h passando a larvas Filarióides, recomeçando o ciclo.
d) Ascaridose ou Ascaridíase:
1.     Parasita - Ascares lombricóides
2.     Sintomas - Cólicas, náuseas, vômitos, oclusão intestinal (não consegue defecar), quando em grande número.
3.     Transmissão - Alimentos contaminados por ovos
OBS: O homem é o único hospedeiro, a infestação acontece quando se ingere alimentos contaminados por ovos, daí o verme segue o seguinte caminho: boca - estômago - delgado - pulmões - traquéia - laringe - glote - faringe - estômago - delgado, onde o verme se torna adulto e que por fecundação deposita seus ovos nas fezes, o que pode vir a recomeçar o ciclo.
DOENÇAS CAUSADAS POR PLATELMINTOS
a) Esquistossomose:
1.     Parasita - Shistosoma mansoni
2.     Sintomas - Alojam-se nos vasos do sistema porta – hepático, promovendo
3.     hemorragias e conseqüente edema (barriga d’água); urrose hepática.
4.     Transmissão - infestação passiva ou ativa.
b) Hidatidose ou Equinococose:
1.     Parasita - Echinococcus granulosus
2.     Sintomas - Formação de cisto hidático
3.     Transmissão - Ingestão acidental de ovos
c) Teníase:
1.     Parasita - Taenia solium e Taenia signata
2.     Sintomas - Náuseas, diarréia, letargia, etc.
3.     Transmissão - ingestão de carne com cisticercos
OBS: O ciclo começa quando o porco engole os ovos, da boca esses ovos vão para o estômago onde se tornam larvas oncosféricas, então migram para o delgado e para a musculatura em forma de cisticercos. Comendo a carne contaminada, o verme vai para o delgado do homem, onde se torna adulto, por auto fecundação ou por fecundação cruzada, dão se origem aos proglotes grávidos, que serão futuramente ou ovos.
OBS2: A cisticercose caracteriza-se quando o homem faz o papel de hospedeiro intermediário (do porco) , devido a ingestão de alimentos contaminados por ovos.
Enterobíase ou oxiurose
Causada pelo
Enterobius vermicularis 
 (conhecido como oxiúro; seu nome antigo era
Oxyuris vermiculares).
O machomede cerca de 5 mm de comprimento e a fêmea 1 cm. Ambos se desenvolvemno intestino grosso. Depois de fecundada, a fêmea dirige-se para a região emtorno do ânus (o sintoma mais frequente é uma coceira nessa região). Atransmissão pode ocorrer de um indivíduo para outro (inalação ou ingestão deovos pela poeira ou nos alimentos) ou por auto-infestação, quando, após coçar oânus, a pessoa (geralmente crianças) leva a mão à boca ou contaminaalimentos com os ovos que ficam sob as unhas. Os ovos também podem serencontrados nas roupas de cama, nas toalhas, no chão e nos objetos de casa,sendo frequentes as pequenas epidemias em uma residência.Quando o número de vermes é muito grande, podem ocorrer inflamaçãointestinal, perturbação do sono e congestão da região anal. A prevençãoconsiste em medidas de higiene, como limpeza das unhas e do corpo, uso deprivadas e lavatórios, troca e lavagem diárias, em água fervente, da roupa dedormir e da de cama. O tratamento deve ser feito com vermífugos.

Estrongiloidíase
Verminose intestinal causada pelo
Strongyloides stercoralis,
que mede cerca de 2 mm. Aslarvas aparecem no solo contaminado por ovos que saem nas fezes dos doentes. Essas larvas penetram pela pele dospés descalços e realizam um ciclo pulmonar idêntico ao do ancilóstomo. Podem ocorrer diarreias, dores abdominais,vómitos e náuseas. A prevenção consiste na construção de instalações sanitárias adequadas, tratamento da água e usode sapatos. O tratamento é feito com medicamentos que matam os vermes.

Tricuríase ou tricocefalose
Causada por vermes da espécie
Trichuris trichiura,
que medem entre 4 cm e5 cm e localizam-se no intestino grosso. Nas infestações intensas, há perda de peso, desconforto abdominal, diarreia eanemia. A transmissão ocorre pela ingestão de ovos presentes em alimentos contaminados (frutas e hortaliças cruas,por exemplo). A prevenção é a mesma que a contra a ascaridíase

Comentários