Pular para o conteúdo principal

7 anos - PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS

CLIQUE AQUI conteúdo para ler



DOENÇAS CAUSADAS POR NEMATELMINTOS
a) Enterobiose ou Oxiuríase:
1.     Parasita - Enterobius vermiculares
2.     Sintomas - Prurido anal
3.     Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação
b) Filariose ou Elefantíase: (não tem cura)
1.     Parasita - Wuchereria bancrofti
2.     Sintomas - Hipertrofia das extremidades do corpo, como pernas, saco escrotal, etc.
3.     Transmissão - Mosquito Culex
OBS: Existe um derrame de plasma para o tecido e a volta do mesmo para os capilares, a fim de realizar as trocas metabólicas. O plasma que não é absorvido pelos capilares, é absorvido pelo vaso linfático e passará a se chamar linfa. Nesta doença, a larva migra para os vasos linfáticos interrompendo a passagem da linfa, logo ocorre um acúmulo de líquido nos tecidos, causando edemas.
c) Amarelão ou Opilação ou Ancilostomose:
1.     Parasita - Necator americanus; Ancylostoma duodenale
2.     Sintomas - Ulcerações no delgado, hemorragia e conseqüente anemia.
3.     Transmissão - Infestação ativa ou passiva, normalmente ocorre infestação ativa, quando se pisa em solo contaminado, já a infestação passiva, é quando se come alimentos contaminados.
OBS: O homem é o único hospedeiro, e a infestação se dá da seguinte forma: a larva Filarióide entra no sangue e vai para a coração, seguindo para os pulmões, onde acontecem 2 mudas que têm como finalidade tornar as larvas mais resistentes contra o suco gástrico. Depois de perfurarem os capilares pulmonares e a parede dos alvéolos, migram pelos bronquíolos e chegam - faringe. Daí, descem pelo esôfago até o intestino delgado, onde completa a 4ª muda tornando-se adulta, há a fecundação, formação de ovos que são expelidos pelas fezes, que logo após 24h se transformarão em larvas Rabditóides, que sofrerão a 1ª muda dentro de 72h passando a larvas Filarióides, recomeçando o ciclo.
d) Ascaridose ou Ascaridíase:
1.     Parasita - Ascares lombricóides
2.     Sintomas - Cólicas, náuseas, vômitos, oclusão intestinal (não consegue defecar), quando em grande número.
3.     Transmissão - Alimentos contaminados por ovos
OBS: O homem é o único hospedeiro, a infestação acontece quando se ingere alimentos contaminados por ovos, daí o verme segue o seguinte caminho: boca - estômago - delgado - pulmões - traquéia - laringe - glote - faringe - estômago - delgado, onde o verme se torna adulto e que por fecundação deposita seus ovos nas fezes, o que pode vir a recomeçar o ciclo.
DOENÇAS CAUSADAS POR PLATELMINTOS
a) Esquistossomose:
1.     Parasita - Shistosoma mansoni
2.     Sintomas - Alojam-se nos vasos do sistema porta – hepático, promovendo
3.     hemorragias e conseqüente edema (barriga d’água); urrose hepática.
4.     Transmissão - infestação passiva ou ativa.
b) Hidatidose ou Equinococose:
1.     Parasita - Echinococcus granulosus
2.     Sintomas - Formação de cisto hidático
3.     Transmissão - Ingestão acidental de ovos
c) Teníase:
1.     Parasita - Taenia solium e Taenia signata
2.     Sintomas - Náuseas, diarréia, letargia, etc.
3.     Transmissão - ingestão de carne com cisticercos
OBS: O ciclo começa quando o porco engole os ovos, da boca esses ovos vão para o estômago onde se tornam larvas oncosféricas, então migram para o delgado e para a musculatura em forma de cisticercos. Comendo a carne contaminada, o verme vai para o delgado do homem, onde se torna adulto, por auto fecundação ou por fecundação cruzada, dão se origem aos proglotes grávidos, que serão futuramente ou ovos.
OBS2: A cisticercose caracteriza-se quando o homem faz o papel de hospedeiro intermediário (do porco) , devido a ingestão de alimentos contaminados por ovos.
Enterobíase ou oxiurose
Causada pelo
Enterobius vermicularis 
 (conhecido como oxiúro; seu nome antigo era
Oxyuris vermiculares).
O machomede cerca de 5 mm de comprimento e a fêmea 1 cm. Ambos se desenvolvemno intestino grosso. Depois de fecundada, a fêmea dirige-se para a região emtorno do ânus (o sintoma mais frequente é uma coceira nessa região). Atransmissão pode ocorrer de um indivíduo para outro (inalação ou ingestão deovos pela poeira ou nos alimentos) ou por auto-infestação, quando, após coçar oânus, a pessoa (geralmente crianças) leva a mão à boca ou contaminaalimentos com os ovos que ficam sob as unhas. Os ovos também podem serencontrados nas roupas de cama, nas toalhas, no chão e nos objetos de casa,sendo frequentes as pequenas epidemias em uma residência.Quando o número de vermes é muito grande, podem ocorrer inflamaçãointestinal, perturbação do sono e congestão da região anal. A prevençãoconsiste em medidas de higiene, como limpeza das unhas e do corpo, uso deprivadas e lavatórios, troca e lavagem diárias, em água fervente, da roupa dedormir e da de cama. O tratamento deve ser feito com vermífugos.

Estrongiloidíase
Verminose intestinal causada pelo
Strongyloides stercoralis,
que mede cerca de 2 mm. Aslarvas aparecem no solo contaminado por ovos que saem nas fezes dos doentes. Essas larvas penetram pela pele dospés descalços e realizam um ciclo pulmonar idêntico ao do ancilóstomo. Podem ocorrer diarreias, dores abdominais,vómitos e náuseas. A prevenção consiste na construção de instalações sanitárias adequadas, tratamento da água e usode sapatos. O tratamento é feito com medicamentos que matam os vermes.

Tricuríase ou tricocefalose
Causada por vermes da espécie
Trichuris trichiura,
que medem entre 4 cm e5 cm e localizam-se no intestino grosso. Nas infestações intensas, há perda de peso, desconforto abdominal, diarreia eanemia. A transmissão ocorre pela ingestão de ovos presentes em alimentos contaminados (frutas e hortaliças cruas,por exemplo). A prevenção é a mesma que a contra a ascaridíase

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLEITURA

clique AQUI para ter acesso ao livro

ANELÍDEOS - 7° ANOS

Os ANELÍDEOS são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas. Os anelídeos apresentam  sistema digestório completo . Os órgãos digestivos em sequência são: a boca, o papo, a moela, o intestino e o ânus. Os anelídeos possuem  sistema circulatório fechado . Isso quer dizer que o sangue corre dentro de vasos. No sangue encontra-se a proteína hemoglobina, porém sem hemáceas. O sistema circulatório é composto por dois vasos, um dorsal e outro ventral, além de um conjunto de vasos contráteis, que podem ser comparados aos corações. Esses animais apresentam um par de nefrídios por segmento, os quais são responsáveis por retirar as excretas do sangue e do celoma. A pele fina e úmida dos anelídeos permite as trocas gasosas com o ambiente, o que caracteriza a...

RAPIDINHA - GENÉTICA E HEREDITARIEDADE (9 ANO)

Genética é a ciência que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações. Por volta de 1986, Gregor Mendel postulou duas Leis que serviriam como ponto de partida e até hoje são a base do estudo da hereditariedade.  Mendel esperava, com o desenvolvimento de seus trabalhos com ervilhas, entender por que o cruzamento entre híbridos gerava descendentes tão diferentes. Segundo alguns autores, com esses trabalhos, Mendel pretendia criar formas de desenvolver plantas híbridas que conservassem características importantes para a agricultura. Cromossomo X Gene X DNA A molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA) carrega todas as informações e características genéticas dos seres vivos. Os cromossomos são constituídos por uma longa fita de DNA que se enovelam com uma proteína, denominada histona. Os cromossomos estão organizados aos pares no interior do núcleo das células diploides (2n) e cada par é denominado cromossomo homólogo. O conjunto de cromossomos de uma cé...