Atividade avaliativa para os 7º anos - 5 pontos



01.  (FUVEST) Uma pessoa, ao encontrar uma semente, pode afirmar, com certeza, que dentro dela há o embrião
de uma planta, a qual, na fase adulta, a) forma flores, frutos e sementes.
b) forma sementes, mas não produz flores e frutos.
c) vive exclusivamente em ambiente terrestre.
d) necessita de água para o deslocamento dos gametas na fecundação.
e) tem tecidos especializados para condução de água e de seiva elaborada.

02. (Enem-MEC) Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das
a) algas.
b) briófitas como os musgos.
c) pteridófitas como as samambaias.
d) gimnospermas como os pinheiros.
e) angiospermas como as árvores frutíferas.

03. (Unifor-CE) No desenvolvimento posterior à fecundação das angiospermas, o zigoto, o óvulo e o ovário originam, respectivamente,
a) fruto, semente e embrião.
b) embrião, fruto e semente.
c) embrião, semente e fruto.
d) semente, fruto e embrião.
e) semente, embrião e fruto.

04. (UFMS) As flores são estruturas que têm função na reprodução sexual das plantas angiospermas, onde se podem distinguir diferentes verticilos florais, entre os quais:

a)  Tépalas: conjunto de pétalas de cores diferentes;
Corola: conjunto de sépalas;
Gineceu: sistema reprodutor masculino;

b)  Corola: conjunto de sépalas;
Cálice: conjunto androceu-gineceu;
Perianto: conjunto de pétalas;

c)  Corola: conjunto de sépalas;
Gineceu: sistema reprodutor masculino;
Perianto: conjunto androceu-gineceu;

d) Cálice: conjunto de pétalas;
Androceu: sistema reprodutor feminino;
Perigônio: conjunto de pétalas iguais;

e) Cálice: conjunto de sépalas;
Androceu: sistema reprodutor masculino;
Gineceu: sistema reprodutor feminino.

05. (Fuvest-SP) O endosperma da semente de angiospermas contém:

a)     Material genético de cada genitor em quantidades iguais.
b)     Somente material genético materno.
c)     Somente material genético paterno.
d)     Maior quantidade de material genético materno.
e)     Maior quantidade de material genético paterno.

06. (Fuvest-SP) Na maioria das angiospermas, o fruto é uma estrutura formada a partir do desenvolvimento:

a)   Do ovário;
b)   Do óvulo fecundado;
c)   Do zigoto;
d)   Da parede do epicarpo;
e)   Da oosfera fecundada.

07. Sabemos que o grão de pólen deve ser levado até a parte feminina da flor para que ocorra a polinização. Em uma angiosperma, o grão de pólen é produzido na região:
a) do cálice.
b) da corola.
c) da antera.
d) do filete.
e) do estigma.

08. As angiospermas apresentam uma grande variedade de frutos que podem ser classificados de diversas maneiras, como em frutos simples, múltiplos e agregados. Esses frutos estão bem adaptados à sua forma de dispersão, mas e os frutos carnosos, por exemplo, eles estão bem adaptados a que fator?
a) hidrocoria.
b) anemocoria.
c) zoocoria.
d) autocoria.

09.  (PUCCamp) O azeite é extraído do fruto da oliveira, a azeitona. Este fruto apresenta o pericarpo
suculento. Durante a formação do fruto, o pericarpo é resultante do desenvolvimento a) do óvulo fecundado.
b) da parede do ovário.
c) da oosfera fecundada.
d) do receptáculo floral.
e) do endosperma da semente.

10. (UFRJ) Um Engenheiro Agrônomo recomendou para um agricultor que utilizasse plantas com raízes fasciculadas para controlar a erosão. Estas plantas, que também possuem folhas com nervuras paralelas, são classificadas como: 

a) briófitas. 
b) pteridófitas. 
c) gimnospermas. 
d) monocotiledôneas. 
e) dicotiledôneas.

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