Pular para o conteúdo principal

7 ANO - ATIVIDADES SOBRE MOLUSCOS (ponto extra)




1-  (U.F. Ouro Preto-MG) A rádula, presente em certos moluscos, tem por função:
a)      Defendê-los do ataque de outros animais;
b)      Digerir quimicamente os alimentos;
c)      Favorecer a locomoção;
d)      Ralar os alimentos;
e)      Secretar a concha.

2-  (UFU-MG) A produção de pérolas requer a introdução artificial de pequenas partículas estranhas ao manto. Este circunda o corpo estranho e secreta camadas sucessivas de nácar sobre ele. Os animais são mantidos em cativeiro por muitos anos até que as pérolas sejam formadas. Os animais utilizados nesse processo pertencem, respectivamente, ao filo e à classe:
a)      Mollusca e Gastropoda;
b)      Arthropoda e Crustacea;
c)      Arthropoda e Insecta;
d)      Molusca e Cephalopoda;
e)      Molusca e Pelecypoda.

3-  (Fuvest-SP) Todas as características abaixo pertencem ao Phylum Mollusca, exceto:
a)      Presença de brânquias;
b)      Presença de concha externa;
c)      Presença de rádula;
d)      Presença de manto;
e)      Ausência de celoma.

4- Todas as alternativas abaixo se referem aos animais do filo Mollusca. Marque a alternativa que contém a informação errada sobre esses animais.
a)      Na maioria dos moluscos a respiração se faz através de brânquias chamadas ctenídeos.
b)      Na maioria dos moluscos a circulação é aberta, sendo que no polvo e na lula a circulação é fechada, e o sangue sempre circula no interior de vasos.
c)       A rádula nos moluscos tem a função de proteger o animal contra predadores.
d)      A estrutura responsável pela produção da concha dos moluscos é chamada de manto.
e)      Os animais pertencentes à classe Cephalopoda são exclusivamente marinhos.

5- Assinale a alternativa em que está escrito o nome da classe e o nome de um animal que pertence a essa classe.
a)      Gastropoda – ostras e mexilhões.
b)      Cephalopoda – caramujos e lulas.
c)      Bivalve – polvos e náutilo.
d)      Gastrópodes – caramujos e chiton.
e)      Bivalve – mariscos e mexilhões.

6- Dentre as alternativas abaixo, assinale a incorreta:
a)      A maioria dos moluscos apresenta respiração branquial, mas existem espécies com respiração pulmonar e outras ainda que respiram exclusivamente pela superfície do corpo, ou seja, respiração cutânea.
b)      Os moluscos têm reprodução sexuada, e em algumas espécies, como no caracol-de-jardim, ocorre desenvolvimento direto; em outras espécies, como nas ostras, o desenvolvimento é indireto, com duas fases larvais.
c)      A maioria dos gastrópodes é monoica.
d)      A concha da maioria dos moluscos é constituída principalmente por carbonato de cálcio, e possui três camadas. Essa concha é produzida por uma estrutura chamada de nácar.
e)      Os moluscos têm sistema digestório completo, formado por um tubo que começa na boca e termina no ânus.

7- Os moluscos são animais que apresentam corpo mole e normalmente possuem conchas. De uma maneira geral, o corpo desses animais costuma ser dividido em três partes básicas:
a) cabeça, membros e tórax.
b) cabeça, cefalotórax e abdômen.
c) cabeça, massa visceral e pé.
d) cabeça, tórax e abdômen.
e) cabeça, massa visceral e abdômen.

8- O filo Mollusca é dividido em sete classes, sendo as classes Bivalvia, Gastropoda e Cephalopada as mais conhecidas. Marque a alternativa onde encontramos, respectivamente, o nome de um bivalve, um gastrópode e um cefalópode.
a) Polvo, caramujo e ostra.
b) Ostra, lula e caracol.
c) Caramujo, caracol e polvo.
d) Mexilhão, lesma e lula.
e) Lulas, caracol e ostra.

9- Os cefalópodes possuem diferentes artimanhas para fugir dos predadores. Dentre elas, podemos citar a mudança de cor, que faz com que esses animais, rapidamente, consigam camuflar-se no ambiente marinho. A célula epidérmica que permite a mudança de cor é o:
a) melanócito.
b) cromatóforo.
c) plastídios.
d) coanócitos.
e) trocófora.

10 O mexilhão-dourado, Limnoperna fortunei, é uma espécie exótica originária da Ásia, que chegou ao Brasil junto com a água de lastro de navios. Trata-se de um molusco do mesmo grupo das ostras, que se alimenta de partículas em suspensão filtradas da água e que vem causando impactos na comunidade de bentos. Considerando o texto, analise as três afirmações seguintes.
I. Uma comunidade de bentos refere-se a um conjunto de espécies que se movimentam ativa ou passivamente em um ambiente aquático.
II. O mexilhão apresenta rádula, que é uma estrutura dotada de pequenos dentes de quitina, para sua alimentação.
III. Esta espécie é um molusco que apresenta uma concha formada por duas valvas.
Com relação às afirmações, estão corretas:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLEITURA

clique AQUI para ter acesso ao livro

ANELÍDEOS - 7° ANOS

Os ANELÍDEOS são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas. Os anelídeos apresentam  sistema digestório completo . Os órgãos digestivos em sequência são: a boca, o papo, a moela, o intestino e o ânus. Os anelídeos possuem  sistema circulatório fechado . Isso quer dizer que o sangue corre dentro de vasos. No sangue encontra-se a proteína hemoglobina, porém sem hemáceas. O sistema circulatório é composto por dois vasos, um dorsal e outro ventral, além de um conjunto de vasos contráteis, que podem ser comparados aos corações. Esses animais apresentam um par de nefrídios por segmento, os quais são responsáveis por retirar as excretas do sangue e do celoma. A pele fina e úmida dos anelídeos permite as trocas gasosas com o ambiente, o que caracteriza a...

RAPIDINHA - GENÉTICA E HEREDITARIEDADE (9 ANO)

Genética é a ciência que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações. Por volta de 1986, Gregor Mendel postulou duas Leis que serviriam como ponto de partida e até hoje são a base do estudo da hereditariedade.  Mendel esperava, com o desenvolvimento de seus trabalhos com ervilhas, entender por que o cruzamento entre híbridos gerava descendentes tão diferentes. Segundo alguns autores, com esses trabalhos, Mendel pretendia criar formas de desenvolver plantas híbridas que conservassem características importantes para a agricultura. Cromossomo X Gene X DNA A molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA) carrega todas as informações e características genéticas dos seres vivos. Os cromossomos são constituídos por uma longa fita de DNA que se enovelam com uma proteína, denominada histona. Os cromossomos estão organizados aos pares no interior do núcleo das células diploides (2n) e cada par é denominado cromossomo homólogo. O conjunto de cromossomos de uma cé...